Depois da introdução ao círculo cromático e aos tipos de cores, não podíamos deixar-te sem explicar como o círculo cromático pode jogar a teu favor na hora de conjugar roupas, sapatilhas e acessórios. Pode parecer uma ciência, mas se a souberes de cor, torna-se uma cábula para o dia-a-dia. Tens onde apontar? 📝
Monocromático
Combinação de cores? No monocromático, o truque é assumir uma cor só. Num outfit, torna-se naturalmente harmonioso, mas tem o seu quê: usa diferentes tons, formas e texturas para estabelecer diferenças entre as peças e criar um look esteticamente mais interessante.
Cores vizinhas
As cores vizinhas ou análogas são aquelas que se encontram lado a lado no círculo cromático. É uma combinação simples, que se revela prática para os inexperientes em combinar cores. No entanto, deixamos um conselho: para não correres o risco de tornar o look overwhelming, escolhe uma cor central e deixa as outras para os apontamentos e detalhes.
Cores complementares
Ousado? Arrojado? Vibrante? Todos estes adjetivos foram criados para descrever uma combinação de cores complementares.
As cores complementares encontram-se em posições opostas no círculo cromático. É o caso do laranja e do azul, do roxo e do amarelo e do verde e do rosa, por exemplo.
Este tipo de conjugação é contrastante e impactante. Juntas, as duas cores tornam-se ainda mais vivas. Uma não ofusca a outra, brilham em conjunto.
Tríade
Como o nome refere, a tríade é composta por três cores. No círculo cromático, elas situam-se em posições equidistantes. As 3 cores primárias e as 3 cores secundárias combinam bem entre si, mas não precisas de te cingir a essas para construíres um look com base na teoria da cor.
Tal como as cores complementares, a tríade permite que o teu look seja um jogo de cor. No entanto, apesar de ter mais uma cor, o foco deixa de ser o contraste entre as cores e passa a ser a forma como se tornam um só conjunto vibrante.