A teoria que te ensina a usar cores sem falhar

Compreendeste tudo o que leste no artigo de blog em que revelávamos como combinar cores em 4 passos, mas queres aprofundar o teu conhecimento? Não entendeste nada quando falámos de cores vizinhas e cores complementares? Qualquer que seja a tua resposta, vais encontrar o que procuras se deslizares para baixo 👇

Círculo cromático

Não fazes ideia o que é o círculo cromático? Quando te aperceberes que o círculo cromático torna todas as combinações de cores mais simples e intuitivas, vais passar a usá-lo como ferramenta diária.

Este sistema foi inventado pelo famoso matemático, físico, teólogo e autor Sir Isaac Newton. Resultado das suas experiências com luz e prismas, o círculo cromático surgiu em 1666.

Ele é a base da teoria da cor, mostrando as relações que as cores têm entre si. Se o conheceres a fundo, vais passar a pro. 

Estás aqui para finalmente obteres respostas? Chegou a hora de tirarmos as tuas dúvidas!

Tipos de cores

Esta secção também podia intitular-se de “revisão para o teste”. Quando começares a ler, vais perceber que já aprendeste isto em Educação Visual. Provavelmente, nunca te lembraste que para além de serem conceitos aplicáveis à pintura, também se aplicavam à forma como te vestes. Estás preparad@ para apontar?

Cores primárias

Lembras-te disto? As cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho.

Cores secundárias

Quando juntas uma cor primária com outra cor primária, crias uma cor secundária. É o caso do verde, resultado da junção do azul com o amarelo, do laranja, obtido através da fusão do amarelo e do vermelho, e do roxo, originário da soma do azul e do vermelho.

Cores terciárias

Por fim, quando juntas as cores primárias às cores secundárias mais próximas no círculo cromático, surgem as seis cores terciárias. Ao contrário das cores secundárias, as cores terciárias são semelhantes às que a originaram. Por exemplo, quando misturamos o roxo com o azul, a cor resultante é um roxo mais escuro.

Conjugação de cores

Depois da introdução ao círculo cromático e aos tipos de cores, não podíamos deixar-te sem explicar como o círculo cromático pode jogar a teu favor na hora de conjugar roupas, sapatilhas e acessórios. Pode parecer uma ciência, mas se a souberes de cor, torna-se uma cábula para o dia-a-dia. Tens onde apontar? 📝

Monocromático

Combinação de cores? No monocromático, o truque é assumir uma cor só. Num outfit, torna-se naturalmente harmonioso, mas tem o seu quê: usa diferentes tons, formas e texturas para estabelecer diferenças entre as peças e criar um look esteticamente mais interessante.

Cores vizinhas

As cores vizinhas ou análogas são aquelas que se encontram lado a lado no círculo cromático. É uma combinação simples, que se revela prática para os inexperientes em combinar cores. No entanto, deixamos um conselho: para não correres o risco de tornar o look overwhelming, escolhe uma cor central e deixa as outras para os apontamentos e detalhes.

Cores complementares

Ousado? Arrojado? Vibrante? Todos estes adjetivos foram criados para descrever uma combinação de cores complementares.

As cores complementares encontram-se em posições opostas no círculo cromático. É o caso do laranja e do azul, do roxo e do amarelo e do verde e do rosa, por exemplo. 

Este tipo de conjugação é contrastante e impactante. Juntas, as duas cores tornam-se ainda mais vivas. Uma não ofusca a outra, brilham em conjunto. 

Tríade

Como o nome refere, a tríade é composta por três cores. No círculo cromático, elas situam-se em posições equidistantes. As 3 cores primárias e as 3 cores secundárias combinam bem entre si, mas não precisas de te cingir a essas para construíres um look com base na teoria da cor.

Tal como as cores complementares, a tríade permite que o teu look seja um jogo de cor. No entanto, apesar de ter mais uma cor, o foco deixa de ser o contraste entre as cores e passa a ser a forma como se tornam um só conjunto vibrante.

Parabéns, tens doutoramento em cores!

Leste até ao fim? Já não tens como não acertar (e arriscar) na combinação de cores.

Depois da teoria, sentes-te perdid@ e não sabes como aplicar isto à tua vida? Lê este artigo de blog para aprenderes a pôr estes conceitos em prática.

Se já tens looks idealizados na cabeça, encontra as peças ideais aqui.