As cores que vão definir 2026

É fevereiro, chove há décadas (não? parece…) e os dias cinzentos insistem em ser a norma. Perante este cenário, a depressão sazonal escancara a porta e deixa-nos a sonhar com dias soalheiros.

É nesta altura que tens de pensar: porque é que tenho de esperar pela primavera para deixar a cor reinar?

Entre tons esfuziantes e tons familiares, inspira-te com as tendências de cores do ano (desengana-te se achas que não podes usar e abusar delas antes de o tempo melhorar).

Tons Neutros

Associados não só à alfaiataria, como também ao streetwear, os tons neutros tornaram-se um porto seguro em que a maioria das pessoas se apoia para criar looks no meio da correria.

Em 2026, o preto mantém-se imponente como sempre e o cinzento continuará a cimentar o caminho que começou a traçar de há uns anos para cá (assim como o prateado).

Quando a Pantone anunciou que a cor do ano 2026 seria “Cloud Dancer”, um tom entre o branco e bege, foi como se recebêssemos a carta de "Hogwarts", mas com a confirmação de que os neutros não estão a ir para lado nenhum.

Enquanto os fãs da "quiet luxury" continuaram na sua vida tranquila, os amantes de cores associaram esta tendência com a recessão e o conservadorismo. Será que só podemos gostar de uma coisa ou da outra? A moda tem-nos revelado o contrário.

Tons Terra

Sair de uma sala de neutros diretamente para uma sala colorida? Há cores que ficam no piso intermédio enquanto se mantêm terra-a-terra.

Num mundo que valoriza cada vez mais o quão utilitário é o guarda-roupa, o caqui não pode ser descartado das tendências, mas não veio sozinho: em 2026, a natureza inspira a moda e deixa que as tonalidades de folhas, madeira ou terra sejam a paleta cromática do teu armário.

Usar bege, castanho, terracota e verde seco é a forma mais fácil de estar um degrau acima do neutro sem arriscar demasiado.

Cores Pastel

Numa introdução suave às cores, em 2026, as tendências apontam para os tons pastel como se de uma viagem à década passada se tratasse.

Depois de o amarelo se ter tornado manteiga, o rosa volta agora a baixar de tom e torna-se mais delicado, exatamente como o conhecido “millennial pink”.

A par do rosa, o menta e o coral também estavam no topo das preferências nos 2010’s e voltam a ser tendência este ano.

Vais embarcar neste regresso ao futuro?

Cores Vivas

Fart@ do meio termo? Não te preocupes, as cores vivas também têm lugar nas tendências do ano. 

As coleções Primavera-Verão ’26 foram esclarecedoras. Em Balenciaga, vimos violeta, vermelho e verde esmeralda. A marca de Miuccia Prada, por seu lado, mostrou-nos como o amarelo canário, o verde lima e o azul turquesa podiam ser usados. Alaïa apostou no fúcsia, amarelo mostarda e azul-petróleo. Caso dúvidas houvessem, todas foram dissipadas: a cor estará viva e bem viva em 2026.

Começando pelo básico, as cores primárias ensinam a lição de como dar uma injeção de cor ao look sem complicar. Azul, vermelho e amarelo funcionam bem em separado, em conjunto e com outras cores. Descobre aqui como as podes combinar seguindo a teoria da cor.

As cores secundárias também veem os holofotes nesta temporada. À boleia do fenómeno Marty Supreme, o laranja torna-se um "must-have" quente e alegre. Mais nobres, o roxo e o verde tornam-se essenciais que se aplicam tão bem às estações quentes como às frias.

Num mundo em que a diversão é subestimada, a moda tem algo a dizer. O neutro cumpre, mas se quiseres ir mais longe, vais ter de seguir o caminho do neon. Calma, não precisa de ser aquele tom que quase cega quem olha com atenção! O verde lima, o amarelo canário e o fúcsia asseguram que o teu look é tudo menos aborrecido.

Tendências de cores para 2026

Se antes estavas à nora do que se vai usar este ano, não podes dizer que sais da mesma maneira deste artigo.
“Quantas cores o vento tem?”, perguntava a Pocahontas. Se a resposta viesse em 2026, seria difícil contar. De tons neutros a cores vibrantes, este ano pinta-se com cores para todos os gostos. O próximo passo é começar a pensar em looks!